Premiando o consumismo
DIGITAL E O MARKETING BOCA-A -BOCA
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir o momento de crise de credibilidade na internet, devido a banalização da publicidade na Rede, em tempos de spam e vírus, cada vez mais se torna difícil manter a atenção dos consumidores, uma saída que o mercado publicitário encontrou para retornar a confiança dos internautas foi o engajamento das pessoas para a divulgação das marcas através de virais, depoimentos, gerando o marketing do buchico mais conhecido como boca-a-boca.
PALAVRAS – CHAVE
Credibilidade, Marketing, Publicidade, Boca-a-boca,
Confiança.
INTRODUÇÃO
“ 80 % dos *CEO’S acreditam que suas marcas oferecem uma ótima experiência ao consumidor, 8% concordam.”
Bain & Company
“ 76 % dos consumidores não acreditam que as empresas dizem a verdade em seus anúncios.”
Yankelowick 2006
“Enquanto parte dos internautas elogiou e considerou a campanha divertida, outra manifestou indignação. Nas redes sociais, houve quem dissesse estar se sentindo enganado.”
Revista Época Negócios - 2012 , referindo - se a campanha da Nokia: Perdi meu amor na balada, onde um jovem pedia ajuda nas redes sociais para reencontrar uma moça que havia conhecido em uma balada.
Em tempos de oferta maior que a demanda, as empresas brigam com todas as armas que possuem pelos consumidores , tornando para estes a decisão de compra cada vez mais dificil, devido a grande concorrência. Não há quem consiga ficar imune as propagandas, morando em centros urbanos, estão por toda parte, um borbadeio diário, atinge consumidores de todas as idades e classes sociais, acaba fazendo parte da paisagens urbanas, parte dos layouts dos sites, da programação da televisão, por ser tão familiar acabam muitas vezes passam despercebido, por estarem muito presentes passam a serem invisiveis, se torna comum aos nossos olhos. Essa ineficácia na
comunicação, é totalmente