prego
3. Coloque as soluções em ordem decrescente do meio mais agressivo para o menos agressivo para o prego. Explique os resultados obtidos:
Sulfato de Cobre(espécime 6): Iniciado o projeto, após pequeno período de tempo o prego sofreu redução, adquirindo coloração avermelhada. (anexo 3)
Água saturada de NaCl (espécime 2): Partícul Fe → Fe+² + 2e-
Os números que acompanham o íon do ferro : +2 e +3.
2) A ferrugem é o óxido de ferro (III) hidratado, representado pela fórmula Fe2O3.nH2O. Escreva a equação global que representa o enferrujamento de um prego.
Fe2+ + 2OH– → Fe(OH)22Fe(OH)2 + H2O + 1/2O2 → 2 Fe(OH)3
Equação global: 2Fe(OH)3 → Fe2O3 . H2O + 2H2O dddddddddddddddddddd ew rq5eq8 4a58wd45a61sd04 804wea
Introdução:
A corrosão pode ser definida como o processo no qual o meio atua sobre determinado material e causa sua deterioração. Existem vários tipos de corrosão, mas a mais comum na natureza e em nosso cotidiano é a corrosão eletroquímica.
Esse é um processo espontâneo em que um metal entra em contato com um eletrólito e ocorrem reações de oxirredução, isto é, com transferência de elétrons, em que uma espécie química oxida (perde elétrons) e simultaneamente outra espécie química se reduz (ganha elétrons). A corrosão eletroquímica é caracterizada pela presença de água.
Um exemplo é a formação da ferrugem, que é o óxido de ferro (III) mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), um composto que possui coloração castanho-avermelhada. A ferrugem se forma quando o ferro se oxida na presença de ar e água. Ocorre a oxidação do ferro metálico a