Pregos
O prego é uma haste de metal, com uma das pontas afiada e com outra achatada. É usado para unir objetos, sendo preferencialmente usado em madeira. Foi inventado há aproximadamente 5 000 anos na Mesopotâmia, sendo que os primeiros foram feitos também de madeira de maior resistência, o chamado "pau-ferro"[carece de fontes]. Modernamente, é de metal. Existem pregos para aplicações especiais, principalmente para utilização em locais próximos a praias e construção naval, feitos em madeira tipo "pau-ferro", em cobre, latão, alumínio ou outro material sintético.
O prego apresenta considerável eficiência por possuir uma boa distribuição de pressão: a força exercida pelo impacto de um martelo sobre a cabeça de um prego é distribuída por uma área muito maior que a da outra extremidade do objeto, aplicando-se assim uma pressão relativamente maior sobre a superfície a ser perfurada que a pressão recebida do martelo.
O termo "prego" se originou do termo castelhano priego. Detalhe importante nem todos os pregos são iguais Eles variam não somente no tamanho como na forma. Assim pode se dizer que sempre existe um prego (certo) de tipo especifico para um trabalho .
Sem dúvidas, pregar é a maneira mais prática para fixar e prender madeiras, porém é necessário que algumas observações sejam vistas.
Primeiro; temos vários tipos de pregos específicos à determinada aplicação,
Segundo; a madeira a ser utilizada.
Em carpintaria o prego de uso geral ou seja o prego comum, conhecido também por ponta paris é um prego de corpo cilíndrico, com a cabeça em dois formatos, chata em forma de prato e a de formato em bola mais conhecido por prego sem cabeça.
Em madeiras muito duras, voce deve primeiro fazer o buraco com uma furadareira, para que o prego nao entorte antes de entrar totalmente.
A ponta é constituída por quatro faces formando um vinco lateral para cortar os veios da madeira, portanto estes vincos devem ser introduzidos de forma a cortar os veios