Principais Artistas do Expressionismo
Eugène Henri Paul Gauguin nasceu no dia 7 de Junho de 1848, na França. Filho de um jornalista francês e de uma escritora peruana. Morou em Lima de 1851 a 1855. Aos 17 anos, entrou para a Marinha Mercante, onde permaneceu por cinco anos e teve a oportunidade de visitar o Brasil, passando um mês no Rio de Janeiro.
Foi aos 25 anos que ele resolveu que iria dedicar totalmente sua vida à pintura e em 1874 confirmou o seu desejo, logo após visitar uma exposição impressionista. Logo seus quadros começaram a ser aceitos em exposições, no entanto, ele iria enfrentar uma jornada muito difícil.
Em suas pinturas, Gauguin simplificava as formas dos seres, reduziaos efeitos de luz e usava zonas de cores bem definidas Gauguin enfrentou vários problemas, tais quais, problemas econômicos, conjulgais, privações e doenças. Ele seguiu levando uma vida boêmia, dando inicio a uma produção artística singular e determinante de Vanguardas do século XX. Ele exalava o amor pela pintura, uma de suas mais belas e conhecidas frases diz "Quando a tua mão direita estiver hábil, pinta com a esquerda; quando a esquerda ficar hábil, pinta com os pés.". Em 1891, partiu para o Taiti, onde pintou o cenário primitivo e luminoso da região e as formas corpulentas das mulheres que lá habitavam. Dois anos mais tarde, retornou a Paris na esperança de suas telas fazerem sucesso. Frustrado, voltou ao Taiti em 1895. Hospitalizado com freqüência por uma doença contagiosa não diagnosticada, tentou em vão o suicídio em 1898.
Gauguin morreu em 1903, nas Ilhas Marquesas, para onde havia se mudado havia dois anos.
Paul Cézanne
Paul Cézanne nasceu no dia 19 de janeiro de 1839 em Aix, no Sul da França. Filho de Louis-Auguste Cézanne, co-fundador de uma firma bancária que prosperou durante a vida do artista, o que lhe permitiu grande segurança financeira, e lhe deu uma grande herança e de Anne-Elisabeth Honorine Aubert, uma mulher vívida e romântica, que influenciou decisivamente a visão de