Preconceitos
Anderson Junior de Souza – RA 213392013
Priscila da Cruz Fonseca - RA 211162013
Fabiana Couto Gama de Oliveira - RA 211242013
PRECONCEITO
Por si só está palavra já se define (pré+conceito) - Juízo antecipado seguido de uma atitude discriminatória sobre alguém ou alguma coisa.
Dia após dia, lidamos mesmo que sem perceber com este mal, em alguns momentos até deixamos de discordar do ato por estarmos tão envolvidos no cotidiano. Se fixarmos os olhos veremos que estamos diariamente cercados e mirados pelo preconceito, seja no vestir, relacionar, pensar, idéias e crenças, culturas e costumes.
Destacam-se os principais tipos de preconceito:
Social
Baseia-se em acreditar que as classes mais afortunadas são superiores a de baixa renda, ou de menos bens. Vemos isso com afinco na existência de favelas e condomínios tão próximos fisicamente e desapegados socialmente.
A ideia de uma sociedade ideal onde os fins justificam os meios (Maquiavel em “O Príncipe”) é bem mais antiga do que se imagina, e por varias vezes combatida por contraditores marxistas, os quais rotularam como “socialismo utópico”.
Outro exemplo a salientar é a “supervalorização da aparência”, nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ter capital e se não tiver precisa parecer que tenha. Mais exemplo de “supervalorização da aparência” que nos chama a atenção está no entrevistador de pretendentes a um cargo na empresa, esses por sua vez escolhem o candidato pela aparência, às vezes sem se importar com sua eficiência ou capacidades. Mais e mais pessoas se mostram eficazes na prática de serem super-humanos, que não cometem falhas, corretos e perfeccionistas e preferem esses a ser diferente, já que o diferente faz parte da exclusão social. “Estamos fartos de semideuses diz o Psiquiatra Roberto Shinyashiki em seu livro (Heróis de Verdade - editora Gente) precisamos de uma mudança nas atitudes”.
Racial
Ou