Ascaris lumbricoides
Características:
Os nematódeos possuem um formato cilíndrico e alongado, sendo compostos basicamente por dois tubos: o externo, formado por uma parede corpórea constituída por uma cutícula produzida pela epiderme e composta principalmente de colágeno, protegendo contra enzimas fabricadas pelo sistema digestório. E o tubo interno, que, por sua vez, é o trato digestivo completo, o que os torna os primeiros animais a possuírem essa característica.
Sistema Digestivo:
Esses vermes possuem um orifício por onde entra o alimento (boca), em que se encontram placas cortantes semelhantes aos dentes, encontra-se também a faringe com a função de esmagar os alimentos, o intestino para digerir o mesmo com a ação das enzimas presentes, e por fim, o orifício por onde saem os dejetos, chamado de ânus.
Anatomia:
Entre o tubo externo e interno, há a cavidade corpórea denominada pseudoceloma, preenchida pelo liquido chamado de esqueleto hidrostático, o que permite o movimento e a alteração da forma dos corpos desses organismos. Este líquido também favorece a distribuição de nutrientes e recolhe o material excretado, e é aonde se encontram os órgãos reprodutores.
Reprodução e Crescimento:
A maioria das espécies de nematódeos faz a fecundação interna, o que se dá o nome de dióica. Há o dimorfismo sexual, ou seja, o macho é menor que a fêmea, possue espinhos copulatórios (um tipo de pêlo que permite a copulação – junção de gametas para gerar um novo ser) e a cauda encurvada. A fecundação se dá dentro do corpo da fêmea, onde se forma um ovo com a casca resistente. Muitas espécies eliminam esses ovos no ambiente, dando origem a um novo indivíduo.
Sistema