Preconceito
É comum ouvir que o povo brasileiro convive bem com as diferenças. Será ?
Em nosso país é comum vermos :
Ricos se considerando mais importantes do que os pobres; brancos que se consideram melhores do que os negros; homens que se consideram melhores que as mulheres;
Heterossexuais que acham que os homossexuais não são importantes;
Membros de determinada religiões que se julgam os únicos dignos da salvação; e até pessoas que se julgam melhores do que outras pela região que mora; etc.
Um fato que chama bastante atenção é o sistema de cotas nas universidades que deixa parte de suas vagas para alunos negros, indígenas, deficientes e etc. Essas medidas estão tendo resultados cada vez mais visíveis ao longo dos anos, pois antigamente era raro encontrar uma pessoa negra em um cargo de grande importância na sociedade, já que a grande maioria das universidades eram para apenas as pessoas brancas.
Agora, atualmente na sociedade é comum ver pessoas que não são consideradas brancas ocupando cargos de superioridade. Mas quando falamos em dividir as pessoas por raças...O Brasil é um pais com diferente raças, o governo divide o povo sendo: negro, branca, parda, amarela e indígena (vermelha). Como diferenciar uma pessoa sendo negra ou parda ? parda ou branca ? Se entre os brasileiros existem tantas misturas ! Isso cria um sentimento de medo nas pessoas, medo de serem julgadas por sua cor, e acabam se alto denominando pardos ou brancos.
Em quanto houver julgamento e divisão pela sociedade, irá sempre existir esse medo, o Brasil precisa deixar de lado essas diferenças e tratar todos da mesma forma, de maneira digna sem individualismo e preconceito assim sendo um pais que convive com as diferenças.