Preconceito
Definição do Preconceito
É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito é a social, racial e sexual.
Há ainda a discriminação que significa “fazer uma distinção”. Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
Alguns Tipos de Preconceitos
Preconceito Racial ou Racismo
O termo “racismo” apresenta uma tendência do pensamento, ou do modo de pensar sobre a qual se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.
Indubitavelmente, existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter ou manifestações culturais ditas intelectuais são superiores as dos outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões préconcebidas na qual a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar, por exemplo, a situação de um escravo, ou o domínio de determinados povos por outros, e os até mesmo os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
Preconceito Social
É uma forma de preconceito a determinadas classes sociais.
É uma atitude ou idéia formada antecipadamente e sem qualquer fundamento razoável; o preconceito é um juízo desfavorável em relação a vários