Preconceito X Discriminação
PRECONCEITO
E
DISCRIMINAÇÃO
Introdução
O preconceito é apenas um juízo ou uma sentença meramente preconcebida e manifestada racionalmente pelo direito a livre expressão sem o uso obrigatório da DISCRIMINAÇÃO, pois está de acordo com as convicções de cada um, ou seja isto é próprio ao ser humano.
A discriminação significa "fazer uma distinção”. (Rotular, ou estereotipar de forma genérica).Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação restrita à sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual e étnica.
A discriminação e o preconceito surgem de acordo com o nível de compreensão, há algumas diferenças entre ser ignorante e saber, mais não aceitar. A pessoa ignorante se depara com novas diferenças em seu cotidiano, então pode ocorrer o desenvolvimento de preconceitos ou até mesmo a aceitação da tal diferença, porém quando não ocorre esse ato de aceitação, provavelmente esse indivíduo desenvolverá atos de discriminação que são classificados como condenáveis de acordo com a moral, ética e leis vigentes.
Preconceito
O que é Preconceito?
Por preconceito entende-se "o conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; julgamento ou opinião formada sem levar em conta os fatos que o contestam". Trata-se de um prejulgamento (em francês, préjugé), isto é, algo já previamente julgado.
É interessante notar o caráter de inflexibilidade que está embutido no termo: o indivíduo preconceituoso é aquele que se fecha em uma determinada opinião, deixando de aceitar o outro lado dos fatos.
É precisamente por isso que ninguém assume ser preconceituoso. Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem: "Eu não tenho preconceito, mas não gosto de negros". Temos aí uma evidente contradição: ninguém quer ser