Homofobia
1 INTRODUÇÃO 4
2JUSTIFICATIVA 5
3OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
5DESENVOLVIMENTO 8
6 CRONOGRAMA 9
7 CONCLUSÃO 10
8 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO PLANO DE AÇAO
A infância e principalmente a adolescência são períodos de formação do desenvolvimento do eu onde a diversidade social esta presente mais visível e mais questionada, sendo ela alvo de comparações, desigualdade e preconceito e a escola como parte da sociedade, sofre reflexos dessas desigualdades. A discriminação e o preconceito ocorridos nesse período afetam tanto o físico quanto o psicológico dos discentes prejudicando sua aprendizagem, podendo afetar seu comportamento no âmbito escolar, com atitude anti-sociais trazendo consequências para a vida futura.
“Conscientizando-se de que o respeito à diversidade desfaz o preconceito, em prol da construção da paz no mundo. Os anseios por uma vida uma convivência e uma consciência social mais inclusivas requerem, sobretudo, atitudes que assumam um dos valores mais expressivos dos tempos contemporâneos: a aceitação da pluralidade e, portanto, das diferenças, das especificidades, das singularidade. Lidar com valores de reconhecimento e respeito às diferenças é tarefa para a sociedade como um todo, sendo capaz de mudar mentalidades, combater atitudes discriminatória e superar o preconceito. Nesse sentido a escola se torna responsável pela socialização de valores pertinentes ao reconhecimento e respeito às diferenças dentro da sociedade, pois é tida como o local de excelência para a apreciação das diversas formas.”
Revista Educação e Tecnologia-Faculdade de Aracruz
Partindo desse pressuposto é que a pedagoga propõe desenvolver um plano de ação voltada para a compreensão leitora intitulada “minimizando a discriminação e o preconceito no espaço escolar”.
Esse plano terá a duração de quinze dias e está voltada para os alunos da educação infantil e visa ajudar os alunos a aceitas as diferenças, compreende-las, valorizando como parte