Preconceito Religioso
► Conceito de Religião Qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, além do mundo físico.
► O Preconceito Religioso É um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e as práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. Como exemplos de guerras religiosas, temos a Inquisição e a Caça às Bruxas (séc. XII – XIX), datas como o Domingo Sangrento (30 de Janeiro de 1972, Irlanda do Norte), onde dezenas de jovens católicos foram mortos na cidade de Lodonderry, além de organizações como a Ku Klux Klan (1915 – 1944, Estados Unidos), que apoiavam a supremacia dos brancos protestantes. Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio.
O Preconceito Religioso ao longo da História
O preconceito religioso, ao longo da História, sempre foi ligado principalmente às intolerâncias religiosas e imposição de uma religião, como uma forma de cultura, de um povo dominante sobre outro dominado.
Preconceito Religioso na Antiguidade
- Grécia Antiga;
- Roma Antiga;
- Grande Cisma do Ocidente.
Preconceito Religioso na Idade Média
- Islamismo e o djihad;
- Igreja Católica: o enriquecimento, o Tribunal de Inquisições e as Cruzadas.
Preconceito Religioso na Idade Moderna
- A Reforma Protestante;
- O Tribunal de Inquisição no Brasil.
Preconceito Religioso na Idade Contemporânea
- O Nazismo;
- A Perseguição de Judeus, a criação do Estado de Israel e a Questão Palestina x