Preconceito Religioso 1 ADM
RELIGIOSO
O QUE É? O preconceito religioso é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de outrem. Pode constituir uma intolerância ideológica ou política. Pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. Floresce devido à ausência de tolerância religiosa, liberdade de religião e pluralismo religioso. Perseguição, neste contexto, pode referirse a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefcios e de direitos e liberdades civis.
Pode também implicar em confisco de bens e destruição de propriedades, ou incitamento ao ódio, entre outras coisas.
Conflitos causados por preconceitos religiosos
Nigéria
Grupos em confito: cristãos e muçulmanos
Não é apenas o rio Níger que divide o país africano: a população nigeriana, de aproximadamente 148 milhões de habitantes, está distribuída em mais de 250 grupos étnicos, que ocuparam diferentes porções do país ao longo dos anos, motivando constantes disputas territoriais. Divididos espacialmente e ideologicamente estão também os muçulmanos, que vivem no norte da Nigéria, e cristãos, que habitam as porções centro e sul. Desde 2002, conflitos religiosos têm se acirrado no país, motivados principalmente pela adoção da sharia, lei islâmica, como principal fonte de legislação nos estados do norte. A violência no país já matou mais de 10 mil pessoas e deixou milhares de refugiados.
Preconceito religioso na 2ºGuerra
Mundial
Na Segunda Guerra Mundial um dos maiores motivos que desencadeou a guerra foi por causas religiosas, onde milhares de judeus passaram por condições desumanas por causa da sua religião.
Conclusão
Com isso concluímos que julgar as pessoas por religião só traz malefcios a sociedade.
Devemos respeitar a todos de acordo com suas escolhas e