Resumo de relações internacionais
Segurança internacional e suas consequências econômicas
O terrorismo se originou na fase da Revolução Francesa. E é definido como o ato de violência, ameaça, coerção, assassinatos, ferimentos e destruição, ou ameaças, impondo-lhes a vontade pelo uso do terror, como forma de pressionar um governo e/ou sociedade uma mudança política ou social radical, combatendo o poder estabelecido, mediante o uso da violência.
O terrirismo pode ser praticado pelo estado, por um indivíduo, pessoas ou grupo.
O “novo terrorismo” se valem da tecnologia para ganhar dimensão mundial. Se sustenta em dois pilares: tecnologia e fundamentalismo religioso. Que contestama ordem mundial representada pela hegemonia Norte-Americana. Ax: Al-Qaeda.
Os principais grupos terroristas são: IRA (Exército Republicano Irlandês), Jihad Islâmico,
Hammas, Taleban, Al-Qaeda, ETA (Pátria Basca e Liberdade), entre outros.
O grupo de países considerados como terroristas (Afeganistão, Iraque, Irã, Coréia do Norte, etc.), foi chamado de Eixo do Mal pelo ex-presidente dos EUA, sendo utilizado com estratégia para dominação que permite aos EUA a intervenção em países soberanos, violando o Direito
Internacional.
A segurança internacional também está ameaçada pelo tráfico de drogas, o crime organizado e o tráfico de armas de destruição em massa (ADM) que são utilizadas como elementos de poder.
A saída mais adequada é a ação policial, repressão e inteligência, por meio de atividades coordenadas entre Estados e atores não-estatais, com respeito aos limites e as normas internacionais, a pesar de que os Estados preferem intervir com as forças armadas.
O impacto da Segurança Internacional é significativo na economia internacional. As decisões de investimentos passaram a levar em consideração não só os riscos financeiros e políticos, mas também a possibilidade de ataques terroristas.
Direitos Humanos e o Problema das Migrações
Vertentes filosóficas:
1- Jusnaturalistas: