Preconceito, estereótipos e discriminação
Resumo: Resumo do capitulo do livro Psicologia Social de Aroldo Rodrigues,Eveline Maria Leal Assmar e Bernardo Jablonski ,esse texto dá enfoque aos componentes do preconceito estereótipos e discriminação, excluindo apenas as pesquisas e os exemplo citados pelo autor na obra original,mantendo ao máximo a fidelidade do conteúdo,resuminamente.
Poderíamos incluir no titulo acima as palavras como racismo, sexismo ou segregacionismo,pois essas palavras remetem a comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num pré-julgamento que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. Há dois modos de pré-julgar, um é o direto e outro é velado, por isso Rodrigues,A. afirma que pode haver preconceito mesmo quando existem fatos que o contradigam.
O preconceito é tão antigo quanto à humanidade em escritos antigos de autoria de Cornélio tácito, antigo historiador romano havias citações acerca de outras etnias que remetiam a preconceito. O preconceito começou a ser visto como constructo cientifico ao longo dos anos 20, ligando o tema principalmente a questão racial. Qualquer grupo social pode ser vitima de preconceito e os efeitos do preconceito pode apresentar níveis distintos em termos de agressividade exibida.
Preconceito é uma idéia mental influenciada por normas e processos de categorização social que divide as pessoas em grupos, com o conseqüente de despertar respostas discriminatórias contra um grupo que não é o seu.
Estereótipo: É a Base Cognitiva do Preconceito
É uma representação mental de um grupo ou de seus membros, baseado em uma estrutura cognitiva que representa o conhecimento de uma pessoa acerca de outra pessoa, objeto ou situação. O preconceito é composto por três componentes, sendo assim, alguns teóricos apontam que o mesmo seja uma atitude inter-grupal, mas há uma dicotomia nesse sentido por conta do estereótipo ser um meio de simplificar e agilizar a