Precisão e receita
INGREDIENTES:
- 6 batatas doces médias (em média 800g)
- Cerca de 2 xícaras de farinha de trigo integral
- Sal a gosto
- 2 ovos
- Meio maço de espinafre
- 1 beterraba média
OBS: as quantidades de batata doce, espinafre, beterraba e farinha de trigo são aproximadas, a textura dos nhoques será alcançada adicionando a farinha aos poucos.
MODO DE PREPARO:
Lave as batatas, embrulhe-as em papel alumínio e asse-as até ficarem bem macias. Retire a casca e com um garfo amasse-as até ficar como um purê, divida o purê em 2 partes e reserve.
DE BETERRABA: No liquidificador bata a beterraba com 1 ovo até ficar liquido, junte isto à uma das metades do purê de batatas, acrescente o sal e vá aos poucos adicionando a farinha até formar uma massa lisa, macia e não pegajosa.
DE ESPINAFRE: No liquidificador bata as folhas e os talos pequenos do espinafre com 1 ovo até ficar liquido, junte isto à uma das metades do purê de batatas, acrescente o sal e vá aos poucos adicionando a farinha até formar uma massa lisa, macia e não pegajosa.
Faça rolinhos compridos com um pouco mais de 1 cm de diâmetro sobre uma bancada (pode usar farinha branca para enrolar) e depois com uma faca corte em pedaços de 1,5cm.
Em uma panela ferva a água com um pouco de sal. Quando estiver fervendo, coloque os nhoques na panela e deixe-os cozinhar, os nhoques ficarão prontos quando começarem a boiar. Retire rapidamente os nhoques que estiverem boiando com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor de macarrão.
Coloque os nhoques cozidos em uma travessa, tempere-os com azeite de oliva extravirgem ou outro óleo especial como o de amêndoas, de castanha do Pará, macadâmia ou de abacate.