Sistemas supervisorio nas aplicações industriais.
01 - Descreva as vantagens de utilizar sistemas supervisorio nas aplicações industriais.
Um sistema supervisorio e definido como uma interface de fácil leitura, com o objetivo de converte dados de processo de producao em graficos ou telas amigáveis de modo a facilitar a percepção e a atuação e a atuação de operador sobre o processo
02 - Descreva a função dos TAGs no sistema supervisório, explique a aplicação da TAG DDE.
A supervisão de um processo com o Elipse SCADA ocorre através da leitura de variáveis de processos no campo.
Os valores dessas variáveis são associados a objetos do sistema chamados Tags.
Para cada objeto inserido na tela, devemos associar pelo menos um tag ou atributo.
Os tags são todas as variáveis (numéricas ou alfanuméricas) envolvidas numa aplicação. Os atributos são dados fornecidos pelo Elipse SCADA sobre parâmetros de sistema e componentes da aplicação.
DDE: O Tag DDE é usado para troca de dados entre o Elipse SCADA e outras aplicações (Excel, Access, Word, etc.) usando DDE (Dynamic Data Exchange).
03 - Descreva detalhadamente o processo para criar uma animação no supervisório.
O objeto Animação é um meio fácil de criar uma animação usando imagens (bitmaps) associados a quadros (frames) definidos pelo usuário que são mostrados em sequência. Um Tag deve ser associado à animação de forma que o valor do Tag determine qual o quadro da animação que será mostrado. Os valores do Tag são associados a Zonas, que correspondem a um determinado quadro. É possível usar imagens de quaisquer tamanho e cores, desde que sejam arquivos nos formatos suportados: GIF, JPEG e Bitmap (.BMP). Você pode editar as propriedades da Animação dando um duplo clique sobre o objeto.
04 - Os históricos podem ser armazenados por tempo ou por evento e gerados da forma continua ou batelada, explique o histórico por batelada.
Na forma de bateladas, o histórico e feito por lotes. Nessa