automação
SISTEMAS SUPERVISÓRIOS
Luís Augusto Jurizato
Paulo Sérgio R. Pereira
Resumo
Atualmente, a grande quantidade de processos automatizados existentes nos mais diversos meios, motiva a utilização dos chamados sistemas SCADA (
Supervisory Control & Data
Acquisition Systems), que permitem a monitoração do processo em tempo real. O uso de sistemas SCADA, de maneira interligada com ferramentas CASE (Computer Aided Software
Engineering) tende a facilitar o processo de desenvolvimento, uma vez que as informações provenientes do modelo de análise podem ser reaproveitadas no sistema de supervisão. Com esta motivação, foi proposto o presente trabalho, o qual objetiva apresentar ambientes de alguns dos mais utilizados sistemas supervisórios do mercado, implementados principalmente em plantas industriais.
Palavras -chave: Sistemas supervisórios orientado a objetos; Automação; CLP
INTRODUÇÃO
No mercado de desenvolvimento existe uma área pouco conhecida e muito interessante, a de aplicações para controle de processos. A grande maioria dos analistas e programadores está habituada ao desenvolvimento de aplicações comerciais, utilizando banco de dados e linguagens convencionais, e desconhece essa área de aplicações.
As aplicações de controle de processos podem ser encontradas em todas as empresas que produzem um produto ou serviço, em que existe a necessidade de um controle rígido dos processos envolvidos.
Os Sistemas Supervisórios podem ser vistos como sistemas que supervisionam ou monitoram processos executados em uma planta industrial, através da visualização de variáveis da planta que está sendo automatizada, bem como das ações tomadas pelo sistema de automação. Sistemas Supervisores são usualmente empregados com a finalidade de tornar possível o reconhecimento de prováveis falhas em componentes da planta antes que essas falhas ocorram efetivamente.
Com o preço dos equipamentos de informática em queda, a indústria tem optado pela