Precisão e exatidão de medidas
MÔNICA DANTAS PINTO
VERIFICANDO A PRECISÃO DE ALGUMAS VIDRARIAS
ITABUNA/BA
2012
MÔNICA DANTAS PINTO
VERIFICANDO A PRECISÃO DE ALGUMAS VIDRARIAS
Trabalho solicitado pela professora: Luciana Lima Rodrigues, da Disciplina de Química, Curso Técnico em Analises Clinicas, Turma 2°n1, Proeja subsequente.
ITABUNA/BA
2012
Introdução
Bons resultados de um laboratório dependem da manipulação correta dos equipamentos a serem utilizados, e do conhecimento do objetivo dos experimentos, ou seja, precisamos descobrir a densidade da água, tendo como conhecimento exatidão que é quanto à medida se aproxima da realidade e de precisão que é o grau de variação das medidas encontrada. Nos experimentos que irão ser descritos haverá uma comparação entre vidrarias para definir qual será a mais precisa. Saber diferenciar os equipamentos necessários é fundamental para uma boa prática laboratorial, podendo determinar a massa e o volume para calcular a densidade da água e obtermos o valor mais próximo, do valor real da densidade da água de 1g/ cm³, utilizando a formula (d= □(m/V) ).
Objetivo da Prática
● Testar a precisão e exatidão das medidas, de algumas vidrarias de laboratório.
Material
• Béquer de 50 mL
• Proveta de 10 mL
• Pipeta de 10 mL
• Balança
• Pipetador (pêra de borracha)
• Água
Procedimento Pesei em uma balança, o béquer vazio e anotei o valor na tabela dos resultados. Em seguida enchi o béquer com água até a marca de 50 mL. Pesei o béquer com agua e anotei o valor novamente na tabela. Repetir o procedimento por três vezes e anotei os valores na tabela. Repetir o experimento com a proveta. Repetir o procedimento com a pipeta, porém, não pesei a pipeta, sendo necessário