Exatidão e precisão em médidas de volume
INSTITUTO DE SAÚDE E BIOTECNOLOGIA-ISB
CAMPUS MÉDIO SOLIMÕES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA
RELATÓRIO EXATIDÃO E PRECISÃO EM MÉDIDAS DE VOLUME
Coari- AM
2012
CARLOS JONES DA SILVA BOTELHO - 21108772
MARCIA LARAZ COELHO - 21108836 MADALENA RAMIRES - 21108787
RELATÓRIO EXATIDÃO E PRECISÃO EM MÉDIDAS DE VOLUME
Relatório solicitado pela Professora Vanuza Oliveira dos santos, na disciplina de Química Geral Experimental, para obtenção de nota referente ao módulo básico do curso de Biologia e Química.
Março 2012
Coari – Am
1 INTRODUÇÃO
A exatidão de uma medida está relacionada com e seu erro absoluto isto é com a proximidade do valor medido em relação ao valor verdadeiro da grandeza. A precisão, por outro lado, está relacionada com a concordância das medidas, entre si, ou seja, quanto maior a dispersão dos valores, menor a precisão.
Esta variável pode ser expressa de varias maneiras, mas diz-se que quanto maior a grandeza dos desvio menor a sua precisão. Precisão não implica obrigatoriamente exatidão, pois um conjunto de mediadas podem ser precisos, mas exatos, haja vista que os valores encontrados podem ser concordantes entre si, e discordantes em relação ao valor verdadeiro.
Sendo que, para a realização dos experimento foram utilizados alguns instrumentos, como pipeta graduada, pipeta volumétrica, balão volumétrico, dentre outros, que devem ser manipulados com extremo cuidado para diminuir ao máximo os erros. Alguns destes erros são aleatórios em função das interferências decorrentes do meio que envolve o experimento, outros ocorrem somente pela falta de calibração, pela falta de anterior averiguação da exatidão do instrumento utilizado, estes, podem ser minimizados através de uma correta