Medidas de massas, volumes e densidade; precisão, exatidão e erros
Introduçao:
No dia 6 de março, realizamos, no laboratório de química, um experimento composto por três etapas, no qual o objetivo geral era a medição de densidades. Primeiramente medimos a densidade apenas da água, porém utilizando diversos equipamentos, para que pudéssemos observar a precisão entre eles. Em um segundo momento, com apenas nossos conhecimentos e com os materiais disponíveis no laboratório, tivemos que criar uma maneira de medir a densidade de três objetos (sólidos) irregulares e de composição desconhecida. E por fim fizemos a medição da densidade de diferentes líquidos e soluções através do densímetro. Em cada experimento coletamos dados, para em seguida realizar alguns cálculos e para tentarmos chegar a conclusões, como qual é o equipamento mais preciso.
ETAPA 1:
Antes de todos os procedimentos deveríamos pesar, em uma balança digital, um béquer de 100 ml, seco e vazio. Em seguida com algum instrumento de medida de volume, béquer, proveta, bureta e pipeta volumétrica, respectivamente, medir 50 ml de água e colocá-los dentro do béquer, inicialmente pesado. Depois pesar o sistema, béquer+H2O. Todas as medidas obtidas foram anotadas na tabela anexa ao relatório. Também medimos a temperatura da água utilizada. Cada medida foi realizada três vezes para podermos calcular e observar o erro do instrumento. Com os dados obtidos calculamos o volume de H2O médio (v1+v2+v33), em seguida o erro, tanto em mL, quanto percentualmente e por último o desvio padrão (δ=i=13xm-xi22). Todas as medidas e resultados estão na tabela. Após essa primeira etapa concluímos que a ordem de precisão dos instrumentos utilizados é: Proveta, Bureta, Pipeta e Béquer, uma vez que o desvio padrão é tomado como referência. Quanto menor for o desvio, maior a precisão.
ETAPA2: Primeiramente escolhemos três objetos, sólidos, irregulares sem saber do que eram constituídos. Em seguida deveríamos elaborar uma maneira de calcular a