Medidas de massa-uso de balança
Medidas de Massa, Volume e Densidade
Aluno:
Professor (es): Arquimedes Maia e João Carlos
Quixadá-2009
SUMÁRIO
Lista de tabelas 2
Introdução 3
Objetivos 4
Materiais 5
Reagentes 6
Procedimento experimental 7
Resultados e discussões 10
Considerações finais 11
Referências Bibliográficas 12
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Cálculo de erro percentual 7
Tabela 2- Volume de Hidróxido de sódio despejado (mL) 8
Tabela 3- Medidas de massa 9
INTRODUÇÃO
Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.
A densidade é a relação entre a massa (m) e o volume (V). Geralmente a densidade é expressa em gramas por mililitro, mas também pode ser expressa em outras unidades como: g/L, g/cm3, kg/L. Quando se diz que uma solução possui, por exemplo, densidade igual a 0,8 g/mL, isso pode significar também que cada 1 mL da solução tem massa igual a 0,8 g.
Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, a bureta é mais exata do que o erlenmeyer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.
Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béquers, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes cálculos de uma mesma medida, exatidão é a concordância entre o valor experimental e o real.
As vidrarias têm coeficiente de expansão muito