Medidas de volume, temperatura e pesagem precisão e exatidão
A química tem como base princípios fundamentais, os quais são indispensáveis a aprendizagem, sendo necessário noções de como usar as vidrarias e os instrumentos no laboratório para que se evite acidentes.
As vidrarias e instrumentos nos auxiliam nos métodos experimentais, possibilitando a determinação de massa, volume, entre outras funções.
A medida correta de volumes é muito importante para o sucesso do trabalho no laboratório de química. Para medi-los existem dois tipos de instrumentos que são os aferidos e os graduados. Os aferidos medem um único volume e são mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes. “De modo geral, para medidas aproximadas de volume de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas, enquanto que, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. A superfície superior de um líquido contido em recipiente estreito apresenta uma curvatura, chamada de menisco. A parte inferior do menisco é utilizado para calibrar, no entanto o menisco deve estar na altura dos olhos.
“As medidas de temperatura são feitas por leitura direta de um termômetro apropriado. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. Existem diversos tipos de termômetros que podem ser usados em laboratórios, porém os mais comuns são de mercúrio.
“As medidas de massa são feitas com balanças, que geralmente são os aparelhos de maior precisão em laboratórios químicos, e são também dos mais delicados. [CONSTANTINO, Mauricio Gomes, Fundamentos de Química Experimental, 2004]”. As balanças mais utilizadas em laboratórios são as analíticas e semi-analíticas. As analíticas são utilizadas para se obter massas com alta exatidão, já as semi-analíticas, são usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
Deve-se saber lidar matematicamente com resultados