Aula pratica de temperaturas e medidas
LUCAS VINCIUS FROTA DA SILVEIRA
Medidas de temperatura, medidas de volume, massa, precisão e exatidão.
Relatório apresentado para disciplina de química, sob orientação da professora Márcia Gilmara Marian Vieira do curso Engenharia Industrial Mecânica do 1º período da Universidade do Vale do Itajaí.
Itajaí 2012
INTRODUÇÃO:
As técnicas de medidas de temperaturas, massas e volumes sempre são feitas da melhor maneira possível para chegar à exatidão, porém existe a incerteza chamada em geral de erro. Para se chegar a um resultado exato deve se levar em conta temperatura ambiente, se a balança está devidamente regulada, vidrarias corretas e sem nenhum tipo de dano e até mesmo o modo de manusear as vidrarias, levando em consideração também o estado físico da amostra (regular ou irregular), usam-se pipetas e buretas.
Objetivo:
Medir e encontrar temperatura da água de variadas formas, encontrar massa e encontrar volume. Iremos utilizar algumas ferramentas para este experimento que se encontram na bancada de teste, entre está uma rolha de borracha, um cadinho de porcelana, um béquer, uma balança semi-analítica, um conta gotas, uma bureta, uma pipeta volumétrica, um termômetro, uma proveta e um frasco de pesagem, pesamos a rolha de borracha o cadinho de porcelana e o béquer e anotamos o valor correspondente de cada objeto.
Resumo:
Realizaram-se experimentos de medição de massa, o propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos volumétricos, além de obter medidas de massas e volumes aproximados e precisos.
Medidas de Temperatura.
Procedimento A Colocou-se aproximadamente 150 ml de água de torneira em um béquer de 250 ml, e utilizando um termômetro, imergindo-o totalmente na água durante 2 min aproximadamente e evitando que o instrumento de medição de temperatura possa ter contato com as paredes do béquer. Após