preciosa uma historia de esperança
O filme retrata a história de uma adolescente de 16 anos negra e obesa que sofre muito durante sua juventude cresceu e vive em um ambiente agressivo, no qual enfrentou muitas dificuldades, como a pobreza e o preconceito, também foi vítima de bullying pelos colegas da escola e pela mãe e ainda viveu o drama de ser mãe na adolescência. A adolescente foi vítima de violência doméstica e exploração pela mãe e abuso sexual pelo pai desde a infância, o que resultou em duas gestações.
As cenas em sua casa são sempre escuras, de modo a ressaltar a tristeza e desestrutura familiar que resulta em toda situação a qual ela vive.
Preciosa é uma garota com muitas contrariedades, sem amigos e que traz no rosto um semblante sempre fechado. Seu sofrimento faz com que crie um mundo de sonhos que é acionado toda vez que ela sofre abusos. Uma fuga que ela encontra para tentar superar todas as dificuldades.
O filme é muito chocante, pois nos remete a uma realidade que se esconde em vários lares: o abuso sexual infantil. Quando se começa observar pelos aspectos sociais e estruturais podemos analisar de forma ampla e comum a desestrutura familiar, pois ela começa a ser molestada desde os três anos de idade com consentimento da mãe e com total descaso, onde seria um ambiente familiar acolhedor, cheio de amor, bons costumes, uma educação de qualidade e valores morais, e totalmente opostos. Isso da forma mais natural possível sem que houvesse nenhuma denúncia por parte da mãe, ou da vítima que tinha a ilusão de casar-se com o próprio pai.
Diante de tal realidade familiar sendo mal tratada pela mãe e pelo pai, preciosa é obrigada a ter uma vida de adulto com responsabilidades que muitas vezes nem adultos são capazes de cumprir. Vive em uma vida de desgraça e uma realidade dura dentre tantas desgraças ainda foi infectada pelo vírus da AIDS. Depois que engravida pela segunda vez foi suspenso pela instituição de ensino, que