PRECAUÇÕES PADRÃO E DE ISOLAMENTO
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ROMÁRIO RUIS RAMALHO DA SILVA
PRECAUÇÕES PADRÃO E DE ISOLAMENTO
BRAGANÇA PAULISTA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Um dos grandes riscos do hospital é a transmissão de bactérias e outros microrganismos entre pacientes colonizados/infectados para pacientes suscetíveis e para os profissionais de saúde. O isolamento de pacientes com doenças infectocontagiosas é já bastante antigo, (séc., XVIII). Os pacientes eram isolados em hospitais próprios (Ex. hospitais de doenças infecciosas, hospitais para tuberculose). As recomendações relativas a isolamento e precauções são dinâmicas, uma vez que novas doenças e agentes infecciosos são continuamente descobertos.
1 PRECAUÇÕES PADRÃO E ISOLAMENTO
PRECAUÇÕES: Conjunto de medidas e recomendações que visam evitar ou diminuir a transmissão direta ou indireta de doenças infectocontagiosas ou microrganismos de importância epidemiológica entre pacientes, profissionais de saúde ou visitantes dentro dos serviços de saúde.
ISOLAMENTO: a segregação de pessoas infectadas durante o período de transmissibilidade da doença sob condições que permitam evitar a transmissão direta ou indireta do agente infeccioso.
2 HIGIENE DAS MÃOS
Antes e após o contato com o paciente.
Entre dois procedimentos realizados para o mesmo paciente.
Pós o contato com materiais biológicos.
Imediatamente após a retirada das luvas.
3 USO DE LUVAS
Utilizar sempre que entrar em contato com sangue e líquidos corporais; e secreções e excreções; membranas mucosas; pele lesada; artigos/superfícies sujo com materiais biológicos.
Usar quando houver risco de contato com sangue ou outros fluidos corpóreos.
Trocar as luvas entre procedimentos no mesmo paciente se houver contato com material infectado. Calçar luvas limpas antes de manipular mucosas ou pele íntegra. Retirar as luvas imediatamente após o uso, e lavar as mãos.
4 USOS DO AVENTAL
Utilizar como barreira física quando existir a