pre9
FACULDADE DE ENGENHARIA
CEL037 – LABORATÓRIO DE ELETRONICA
PRÁTICA 9 – AMPLIFICADORES COM TRANSISTORES (EMISSOR COMUM)
PRÉ-RELATÓRIO
Grupo:
Mariane Aparecida Vilas Boas 201269073B
Mateus Mostaro de Oliveira 201269033A
Thales Wulfert Cabral 201269043A
Turma:
C
13 de Novembro de 2014
Juiz de Fora – MG
Amplificadores com transistores (emissor comum)
Objetivos :
Conhecimento, montagem, análise, medição, cálculos e avaliação das características terminais básicas de amplificadores com transistores.
Introdução :
O circuito da Figura 1 é um amplificador básico com transistor na configuração emissor comum. Os resistores R1 e R2 formam um divisor de tensão para a fonte VCC. A função dessa estrutura é fornecer condições que assegurem que a junção base-emissor fique diretamente polarizada e a junção base-coletor reversamente polarizada, de maneira que o transistor opere na região ativa. A polarização do transistor NPN com um divisor de tensão permite usar esse componente para amplificar um sinal CA aplicado em sua base. O capacitor Cp impede que algum componente CC presente na fonte de sinal CA altere o ponto de operação previamente calculado para o transistor, sendo denominado capacitor de desacoplamento.
As características dos amplificadores com transistores dependem da configuração utilizada, sendo que cada uma possui determinadas aplicações. Independentemente da configuração utilizada, todos podem ser representados através de um dos quatro modelos ideais de amplificadores: Tensão, Corrente, Transcondutância e Transresistência.
Amplificador de Tensão Ideal:
A Figura 2 mostra o amplificador de tensão ideal, representados pelos parâmetros internos ao tracejado, com a fonte de sinal e sua respectiva resistência de salda, assim como a carga, representada através de um resistor. Os