PRE-SOCIOLOGIA
A Sociologia tem-se afirmado como um campo privilegiado de saber onde a reflexão permanente, o debate e a análise crítica das diferentes opções sociais, aliada ao estudo rigoroso, profundo e metodologicamente informado constituem o fundamental desta ciência. A Sociologia não se discute apenas sobre a realidade social, mas sim tenta de alguma forma nós ajudar a compreender e de atribuir sentido às ações individuais, procurando revelar os aspectos ocultos dessas ações e transformações, que escapam ao olhar mais imediato e superficial.
Desde na pré-história se surge a sociedade, apesar dos primatas não saber pensar , mas eles já viviam numa sociedade como podemos ver nos livros de história, eles viviam sempre em grupos reunidos , onde haviam tarefas dividas entre homens e mulheres , o homem tinha o poder maior que as mulheres e crianças, o mais forte era considerados lideres deles , trabalhavam em conjunto as carnes caçadas eram dividas para todos , muitas vezes iam longe em busca de alimento, suas casas pareciam como verdadeiras comunidades.
Durante a Idade media, e até o inicio da moderna, as tentativas de explicação da sociedade foram muito influenciadas pela filosofia e pela religião, as quais propôs normas para melhorar a sociedade de acordo com seus princípios..Na alta idade media predominava a força da igreja católica , muitos eram mortos na sociedade e não aceitos por não seguir os conceitos da lei religiosa , desafiavam a força do DEUS , quem duvida da capacidade da existência , eram declarados a morte por não aceitar a viver dessa maneira. Era formada por senhores feudais donos de terras e camponeses que viviam no campo.
O capitalismo é como se fosse um poder centralizado, onde mandam os mais fortes/ricos. É por causa do capitalismo que existem as desigualdades sociais, pois atualmente vivemos em um mundo onde o dinheiro e fama são mais importantes que os valores humanos.