Existiu uma sociologia pré científica?
“Júlio de Mesquita Filho”
Faculdade de Ciências e Letras de Assis
RELATÓRIO DO TEMA: Existiu uma sociologia pré-científica? Disciplina: Sociologia
Docente: Eduardo José Afonso
Discente: Muhana Mustapha Bon Nassif
Curso: 4º ano – História (matutino)
Assis, 2013
2
Em Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada, Florestan Fernandes mostra como a
Sociologia se constituiu como disciplina, sendo o resultado de um processo lento, complexo e demorado. Para tanto, expõe os fatores específicos da formação da Sociologia nas condições intelectuais e materiais do desenvolvimento do mundo moderno, dentre eles, os fatores sócio-culturais; intelectuais e os fatores inerentes à dinâmica do “sistema das ciências”. Entretanto, como algo datável, surge com Augusto Comte, o qual criou a própria palavra Sociologia; empreendeu a primeira tentativa sistemática de caracterização de seu objeto, métodos e problemas fundamentais; e procurou definir sua posição no sistema das ciências das ciências, tendo em vista tanto a natureza dos fenômenos, quanto o caráter lógico das explanações sociológicas. Ou seja, caberia à Sociologia estudar leis de coexistência (estática social) e as leis de sucessão (dinâmica social), nos fenômenos sociais.
Todavia, tal visão ainda compartilhava de limitações inerentes à perspectiva filosófica. A Sociologia permanecia no estado da disciplina filosófica. E a tendência de substituir tais hábitos filosóficos caracterizou a última metade do século XIX, momento em que os sociólogos dedicaram-se à solução dos problemas metodológicos relacionados com a lógica da explicação científica, subestimando as questões ligadas com o levantamento original dos materiais empíricos.
Quanto ao primeiro quartel do século XX, foi um importante período para a renovação da Sociologia como disciplina científica, ocorrendo um desenvolvimento da pesquisa empírica sistemática. Já no segundo quartel do século XX, o desenvolvimento