filosofia
A ideologia suas origens e perspectivas
Curitiba, 2015
As visões sobre ideologia.
A cultura surge a traves de uma analise antiga, já o termo ideologia é um produto totalmente moderno, pois na Idade Moderna as explicações da realidade eram mostradas através de mitos ou pensamentos religiosos.
Em seu livro, Francisco Bacon mostrou um das primeiras idéias sobre ideologia. Ele não usava o termo ideologia, mais em recomendações ao estudo de suas observações declarava que até o momento, o entendimento da verdade estava tomado por ídolos, por idéias erradas e racionais.
O termo ideologia surgiu com o pensador francês Destutt de Tracy, onde ele buscou elaborar uma explicação para as coisas sensíveis que prejudicam na formação das idéias, a vontade, a razão, a percepção e a memória.
Um outro sentido de ideologia surgiu em um discurso de Napoleão Bonaparte em 1812, onde afirmou que seus adversários no governo eram apenas seres físicos, onde o que pensavam estava totalmente diferente do que vinha acontecendo.
Francis Bacon: Francis Bacon questiona tudo a sua volta até que se possa chegar a uma verdade de forma clara.
Bacon acredita que Deus criou tudo, porém devemos explorar, descobrir, entender e interpretar o nosso meio, para assim estarmos o mais perto da "Perfeição".
E indo além de Descartes onde sua ideologia fica apenas na Razão, para Bacon além da razão tem que haver a experiência (razão + experiência) "Só podemos ter certeza (verdade clara) se além de chegar a uma conclusão, ter passado por uma experiência", e para isto devemos retirar de nossas mentes todos "falsos ídolos", crenças, idolatrias, ... , que nos confundem e nos fazem interpretar de uma forma simplificada sem questionamento, levando em conta apenas o que vemos. Francis Bacon
Karl Marx: A referência ao pensador e filósofo alemão Karl Marx, é