Pre Renascimento
Contexto Histórico
O Renascimento teve sua base teórica inspirada no pensamento grego e no pensamento romano, renovando algumas ideias para seu tempo, e com a influência dos Humanistas, tinham a consciência de seres como sociedade e do homem como centro do mundo. Antes dos renascentistas, nenhum povo teve essa consciência de se organizar e se considerar uma sociedade.
Vários outros factores socioeconómicos influenciaram no surgimento desse novo Estilo, tais como: o descobrimento da imprensa, a chegada de eruditos bizantinos expulsos de Constantinopla pelos turcos, a evolução fabril e a descoberta do Novo Mundo através da expansão marítima.
Mas o principal factor mesmo foi o surgimento das cidades, pois com elas surgiu também a burguesia, com isso, houve uma necessidade dessa nova classe social se firmar perante o restante da sociedade, o meio que foi encontrado foi o artístico-cultural e a própria expansão marítima.
As grandes famílias burguesas construíam catedrais, igrejas e monumentos; em frente há essas obras, essas famílias colocavam seus brasões e estátuas gigantescas para homenagear heróis e fundadores.
Esses financiadores da nova cultura foram chamados de Mecenas, os protectores das Artes. Sempre tendo em vista divulgar a imagem da vida burguesa e os valores burgueses.
Apresentação Geral
Florença ao ser aclamada pela população como a “Nova Atenas” teve que responder à altura do título, com isso, nesse período houve uma grande quantidade de movimentos artísticos, além de quantidade, o movimento fez surgir a qualidade, dando importância à forma e à técnica.
Escultura
Florença se manteve como principal produtor da arte. Não houve um movimento específico além do Neoclássico.
Buscava a simplicidade e a harmonia, sobretudo. Com o toque naturalista nas estátuas, buscava a perfeição anatómica e o dinamismo, fruto das raízes greco-romanas.
Principais Artistas:
Donatello (1396-1466) - Donatto di Bardi nasce em Florença no ano de 1386, filho