Curta Introdução sobre o Humanismo
Entretanto os elementos do contexto histórico do Humanismo são o pensamento Antropocentrista; o Bifrontismo (esse momento de transição, onde temos a presença de dois elementos opostos, até que um deles decai e o outro toma a cena); Declínio da organização feudal e a ascenção da burguesia (onde as pessoas saem dos feudos e vão para os burgos); Início das grandes navegações; Surgimento do comércio (mercantilismo) e da imprensa (onde temos a real divulgação da cultura, praticamente silenciada durante toda a idade média).
Nas características ideológicas do humanismo temos: o abandono da subornidação absoluta á Igreja Católica; resgate dos valores da cultura pagã (greco-romana); a busca de explicação na ciência para fenômenos até então atribuídos a Deus; afirmação da capacidade do indivíduo em controlar seu própria destino.
(1434-1527)
Humanismo é um momento de transição entre a idade média e o renascimento, portanto possui características de ambos. Ás vezes é apelidado de pré-renascimento. No humanismo também vemos a transição entre: Feudalismo e Mercantilismo; Nobreza e Burguesia; Cavalaria e Marinha, no quesito político, social e econômico. Já no quesito cultural, observamos também a transição entre elementos opostos, como a Religião e a Ciência; o Espiritualismo e o Materialismo; o Teocentrismo e o Antropocentrismo.
Entretanto os elementos do contexto histórico do Humanismo são o pensamento Antropocentrista; o Bifrontismo (esse momento de transição, onde temos a presença de