pre relatório acido acetilsalicilico
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara
Departamento de Química Orgânica – Química Orgânica Experimental
Pré-Relatório
Aline de Oliveira PerazzoliBeatriz Silveira
Megley Dias
Preparação e Purificação do Ácido Acetilsalicílico
Araraquara - SP
12/05/2014
Preparação e Purificação do Ácido Acetilsalicílico
Introdução
Desde a antiguidade é conhecido o poder medicinal do extrato da casca de salgueiro usado para aliviar dores de cabeça e diminuir sintomas febris. Este extrato possui como principio ativo o acido salicílico e substituído pelo sal salicilato de sódio. O ácido acetilsalicílico não é degenerado pelo suco gástrico e é hidrolisado em ácido salicílico em meio alcalino. A ação da aspirina tem sido associada à inibição da produção de prostaglandinas - compostos envolvidos em uma ampla variedade de processos fisiológicos responsáveis pelos sintomas de dor, febre e inflamações. Tem efeito analgésico, anti-inflamatório, anti-pirético, efeito anti-reumático, efeito inibidor da agregação plaquetária. É indicado para alívio de dores leves e moderadas como de cabeça, dente, garganta, cólica menstrual entre outros.
Objetivos
Nesse experimento serão analisados e comparados os efeitos dos catalisadores na reação de acetilação. Serão testados como catalisadores: duas bases (acetato de sódio e piridina) e um ácido mineral (ácido sulfúrico). Será apresentada a técnica de purificação por recristalização e um método de caracterização de sólidos, o ponto de fusão.
(1) REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO
ácido salicílico anidrido acético ácido acetilsalicílico ácido acético
MECANISMO DA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO
(2) REAÇÕES SECUNDÁRIAS
- Hidrólise ácida
- Polimerização - Reação com NaHCO3
- Reação com HCl
(3) A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um