ESTUDO DIRIDO I
1 – Por que os ecólogos consideram organismos e ecossistemas como sistemas ecológicos?
Porque tanto os organismos existentes e os ecossistemas estão interligados numa única biosfera incluindo assim todos os ambientes e a analogia com o organismo e seus processos internos e as trocas com os arredores esternos. Caracterizando-se por interações entre os componentes vivos (bióticos) e os não vivos (abióticos), nos permite tratar organismo e ecossistema como sistemas ecológicos.
2 – Como diferem as fontes de energia adquiridas pelas plantas (autótrofos) e animais (heterótrofos)?
Existe sim. Um ecólogo estuda a ecologia em si, os princípios biológicos, físicos e químicos. Um ambientalista defende a conservação do ambiente, sua sustentabilidade, certas ações e posições políticas.
3 – O que é a entropia? Explique como os seres vivos conseguem manter um elevado grau de ordem interna, ou seja, uma condição de baixa entropia.
A entropia é a medida da desordem ou aleatoriedade de energia e matéria em um sistema.
Os seres vivos conseguem isso através de processos biológicos contínuos e eficientes de dissipação energética, na qual a respiração "expulsa" a desordem obedecendo, assim as limitações termodinâmicas.
4 – Qual a principal diferença entre o ciclo de matéria e energia na biosfera.
O ciclo de matéria são os materiais (átomos e moléculas) que constroem as coisas na Terra e no Universo e a energia é a capacidade de realizar o trabalho.
5 – Condução é a transferência de calor entre substâncias em contato umas com as outras. Como a convecção pode ser distinguida da condução?
Na convecção a energia térmica é transferida por meio de movimentos de massa de uma substância em gás ou líquido em uma direção vertical. Já na condução a energia térmica é transferida de um átomo para outro através da massa de um gás, líquido ou sólido, seu fluxo contínuo de energia térmica ao longo de um gradiente de temperatura resulta em áreas de