ed fisica
ROUYER, J. Pesquisas sobre o significado Humano do
Desporto e dos tempos livres e problemas da história da
Educação Física. In: Leontiev, A. (e outros). Desporto e desenvolvimento humano. Lisboa: Editions Sociales e
Seara Nova, 1977.(páginas 159 a 195).
PESQUISAS SOBRE O SIGNIFICADO HUMANO DO
DESPORTO E DOS TEMPOS LIVRES E PROBLEMAS DA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Jacques Rouyer
Os conhecimentos históricos e sociológicos relativos às questões do desporto e dos tempos livres estão hoje pouco avançados. Sobre muitos pontos, este estudo não propõe senão hipóteses. Evidentemente, existem tentativas recentes, ricas de factos e de anotações, mas sofrem de um método sociológico fragmentado e positivista, incapaz de obter uma perspectiva de conjunto. A vida moderna põe, no entanto, problemas agudos: em que condições se pode desenvolver um grande movimento desportivo realmente democrático? Que soluções teóricas e práticas se podem avançar para remediar a crise de impotência que atravessa a educação física.
É necessário examinar o processo de nascimento e de evolução do desporto e dos tempos livres dentro do desenvolvimento de toda a vida social, e nele determinar os caracteres específicos das diferentes etapas da história.
A prática social está animada por um processo duplo:
- o desenvolvimento das forças produtivas na origem do qual se encontra a relação criadora entre o homem e a natureza e que se caracteriza pelo progresso das ciêndas e das técnicas;
Pág. 159
- as relacões de produção que dizem respeito ao tipo de relações estabelecidas entre os homens na actividade produtiva e cuja forma decisiva é a luta de classes, motor essencial da história. Estes dois elementos necessariamente ligados determinam a forma e o conteúdo do trabalho humano segundo as classes
sociais, mas condicionam igualmente toda a vida social e especialmente os tempos livres humanos e o sistema de educação.
Ao nível de uma classe,