Handebol
Sistema Defensivo
Defesa individual, onde cada jogador de defesa tem um da outra equipe para marcar. Defesa por zona, onde a marcação é feita por posicionamento em quadra, pode ser: 6 X 0; 5 X 1;
Sistema Ofensivo
O sistema ofensivo também poderá ser 5x1 ou 6x0. Para melhor entender o posicionamento ofensivo no handebol, observe uma formação básica na descrição abaixo:
Armadores - orientam, organizam, e distribuem a bola durante o jogo.
Pivô - tem a função de atrapalhar, confundir os jogadores da outra equipe, criar condições para que outros companheiros possam penetrar na defesa adversária, receber passes e arremessar contra a baliza.
Pontas - são jogadores que se deslocam pelas laterais da quadra adversária, arremessam ou penetram pelas laterais.
Área do goleiro
O próprio goleiro de uma equipe pode sair da sua área e jogar como qualquer jogador, desde que não tenha a bola em seu poder no momento da saída da área. Ele pode voltar para sua área a qualquer momento, desde que esteja sem a bola.
Tiro Lateral
A bola será reposta em jogo por um jogador que, colocado com um pé sobre a linha lateral, arremessa-a para outro companheiro. No handebol, para cobrar qualquer penalidade o jogador não pode tirar o pé de apoio do chão.
Tiro Livre
O tiro livre é aplicado quando o jogador toca a bola com os pés; Comete infração nas imediações da área de gol; Agarra, empurra ou segura o adversário; Dá mais de três passos com a bola na mão; As infrações cometidas pelo goleiro também são punidas com tiro livre. Quando as infrações não são cometidas nas imediações da área do goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu a infração, ao contrário será cobrado na direção da punição fora da linha dos 9 metros.
Tiro de Meta
Quando a bola sai pela linha de fundo, independentemente da equipe que encostou por ultimo é dado o tiro de meta. O tiro de meta deve ser executado de dentro da área do goleiro e durante o arremesso o goleiro se quiser, pode