Relatório
Entre os métodos modernos de análise, a cromatografia ocupa um lugar de destaque devido a sua facilidade em efetuar separação, identificação e quantificação das espécies químicas. A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição desse componentes em duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária, enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos pelas duas fases de tal forma que cada um deles é seletivamente retido pela fase estacionária, o que resulta em migrações diferenciais desse componentes.A cromatografia em camada delgada (CCD), tradicionalmente é uma técnica simples, rápida e econômica de análise qualitativa. Entretanto, nos últimos anos, vem adquirindo aplicações mais definidas em análise quantitativas, em razão dos desenvolvimentos na qualidade e tipos dos adsorventes (COLLIN, BRAGA & BONATO, 2007).
Os analgésicos anti-piréticos e anti-inflamátorios não esteroides, constituem um grupo de compostos muito heterogêneos com várias estruturas químicas, podendo ser distribuidos em diversas classes, de acordo com o grupo químico a que pertencem (SILVA, 2010). Os análgésicos mais comuns são: a aspirina, o acetaminofeno, o ibuprofeno, salicilamida e a dipirona.
O ácido acetilsalicílico e a salicilamida pertencem ao grupo dos inibidores não seletivos da COX-2- salicilatos. São indicados para o controle das dores de pequena e moderada intensidade. Possuem uma constante de dissociação (pKa) por volta de 3,5 o que explica a ionização e a baixa solubilidade dos salicilatos no pH gástrico (SILVA, 2010).
O paracetamol (acetaminofeno) é um analgésico pertencente ao grupo do para-aminofenol. A introdução do grupo acetila na porção amínica da molécula do para-aminofenol, diminui a toxicidade dada pelo grupo amino livre. Possui efeitos analgésicos e