pre natal e puerperio
1. O que é pré-natal e qual o principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal? Pré-natal, é o acompanhamento da gestante até o nascimento do bebê. O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem estar materno e neonatal. O pré-natal é quem vai garantir uma gravidez saudável; um parto sem risco tanto para a mãe, quanto para o bebê. Sendo possível acompanhar o desenvolvimento do feto, e caso haja algum problema, detectar precocemente, aumentando as chances de deter o problema.
2. Estados e municípios, por meio das unidades integrantes de seu sistema de saúde, devem garantir atenção pré-natal e puerperal realizada em conformidade com alguns parâmetros descritos no Manual Técnico do Pré-natal e puerpério. Ao analisar estes parâmetros, cite somente aqueles que são atividades a serem desenvolvidos pelo Nutricionista. Prevenção e tratamento dos distúrbios nutricionais, atendimento ás gestantes com problemas ou comobidades, garantindo vínculo e acesso á unidade de referência para atendimento ambulatorial e/ou hospitalar especializados.
3. Segundo o Manual Técnico do Pré-natal e puerpério, quais são os fatores de risco considerados para a gravidez atual? Idade menor que 15 e maior que 35 anos, esforço físico excessivo, carga horária extensa, rotatiscidade de horário, exposição a agentes físicos, químicos, biológicos, estresse, situação familiar insegura e não aceitação da gravidez (adolescente), situação conjugal insegura, infecção urinária, portadores de doenças infecciosas, doenças auto imunes, ginecopatias, desvio quanto ao crescimento uterino, números de feto e volume de líquido amniótico, trabalho de parto pré-maturo, e gravidez prolongada, ganho ponderal inadequado, pré-eclâmpsia, hemorragia da gestação, imunização e óbito fetal.
4.