Pre modernismo
O início do século xx foi marcado por várias invenções e descobertas que influenciaram toda a humanidade. O Brasil vivia sob o regime da chamada Republica do Café com Leite e foi uma época marcada por revoltas e conflitos sociais: Revolta da Armada, Revolta de Canudos,Revolta da Vacina, Revolta da Chibata,Guerra do Contestado. Apesar disso, surgiram também várias manifestações artísticas tanto na música, na pintura e na literatura. Vários escritores brasileiros que surgiram nessa época adotaram uma postura mais crítica diante dos problemas sociais. Através de seus escritos, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato,Graça Aranha e Monteiro Lobato (principais autores desta época) investigaram e questionaram a realidade brasileira.
Euclides da Cunha
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866. Foi escritor, professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro, tendo se tornado famoso internacionalmente por sua obra-prima, “Os Sertões”, que retrata a Guerra dos Canudos.
Principais obras:
Os Sertões (1902) - Retrata a Guerra dos Canudos, sendo publicado nos seguintes idiomas: alemão, chinês, francês, inglês, dinamarquês, espanhol, holandês, italiano e sueco. Contrastes e Confrontos (1907) - Pode-se dizer que é uma obra científica e uma obra de arte. Trata-se de uma obra única na história das letras brasileiras. À Margem da História (1909) - Publicação póstuma, reúne os artigos de Euclides sobre a Amazônia antes e após sua viagem à região. Os ensaios amazônicos reforçam a tese de uma formação histórica marcada por contrastes e antagonismos. O dever da ciência e dos intelectuais era, para Euclides da Cunha, promover o encontro entre Estado e nação.
Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato foi contista, ensaísta e tradutor. Este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano