Pluralidade cultural
Flávia de Araújo Coelho 1
RESUMO
Este artigo propõe a sondagem dos processos de observação e identificação da cultura e do poder nas organizações, com base em artigos extraídos da coletânea de estudos realizados através de uma abordagem multidisciplinar acerca desta temática. Para tanto, o conceito de cultura, subcultura, sub subcultura e contracultura, bem como de cultura real e cultura ideal e a identificação das variáveis culturais necessárias ao planejamento da organização e ainda das posturas mais utilizadas para identificação destes fatores, bem assim, dos tipos níveis da cultura auxiliam na compreensão dos valores e das práticas institucionais que formam a identidade das organizações estudadas.
________________________
1 Pós Graduanda do Curso de MBA em Atuação Estratégica na Gestão de Pessoas do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú - IVA
1 INTRODUÇÃO
A necessidade de se identificar e entender o pluralismo cultural nas organizações se tornou uma preocupação por parte dos gestores, uma vez que, cada vez mais, ficou claro que a cultura social influencia na cultura organizacional. Uma vez ressaltada a importância deste olhar social do administrador para melhor gerir os conflitos, aumentou a necessidade de se identificar tais diferenças.
Este artigo propõe a reflexão sobre alguns testos extraídos do Livro Cultura e Poder nas Organizações, que evidenciam a diferença entre as idéias: “a cultura e o poder” e “ o poder da cultura” em algumas organizações. Desse modo, deve-se analisar a inter-relação existente entre estes dois tópicos.
O jogo de poder, os conflitos e dificuldades culturais existentes nas organizações abordadas nos referidos textos, mostram as diferenças ideológicas e a distância existentes entre a cultura real e a cultura ideal destas organizações.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito
A