pre lab 05 sem fluxograma
Observar as diferenças dos processos de eletroquímicos nos quais uma reação química de oxirredução gera energia elétrica (pilha) e daqueles onde a energia elétrica é utilizada para promover uma reação química de oxirredução (eletrólise);
Escrever as semi-reações envolvidas nos processos espontâneos (pilhas) e não espontâneos (eletrólise);
Construir gráficos de diferença de potencial x tempo das pilhas e comparar o potencial encontrado experimentalmente com o potencial teórico para uma pilha de Daniell;
Diferenciar a eletrólise com eletrodos inertes e não inertes.
Ácido clorídrico
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, ácida e queimante, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa. Uma solução aquosa de HCℓ na concentração de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio. À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio é um gás incolor a ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, o cloreto de hidrogênio forma vapores corrosivos de coloração branca. O cloreto de hidrogênio pode ser liberado pelos vulcões. (Ponto fusão -114,8 °C¹ e Ponto de Ebulição -85,03 °C1 ).
Segurança
O cloreto de hidrogênio é irritante e corrosivo para qualquer tecido com que tenha contato. A exposição a níveis baixos produz irritação na garganta e nariz. Em níveis mais elevados pode levar até ao estreitamento dos bronquíolos, acumulando líquidos nos pulmões, podendo levar a morte.
Dependendo da concentração, o cloreto de hidrogênio pode produzir desde uma leve irritação até queimaduras graves na pele e olhos. Deve se usar material de proteção especificado no manual do laboratório e ter muito cuidado ao manusear.
Hidróxido de sódio
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido