CamilaVieira EEL04 ar
2440 palavras
10 páginas
O Carro movido a ar comprimido CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICACamila Rodrigues Vieira
130005747
Prof. Jefferson Luiz Nogueira
Lorena , 23 de Abril de 2015
Camila Rodrigues Vieira
130005747
Aluna do Curso de Engenharia Elétrica
Turma 7 °A
Pesquisa sobre Motores a ar comprimido
Trabalho sobre carro movido a ar comprimido, relacionado a matéria de máquinas térmicas, sob a orientação do Prof. Jefferson L,
Nogueira.
Lorena, 23 de Abril de 2015
Sumário
1. Motores movido a ar comprimido
1.1 Motor ciclo Otto
O motor de combustão interna começou a nascer em 1862 a partir dos estudos do engenheiro civil francês Alphonse Beau de Rochas, que propôs as condições de funcionamento de um motor autônomo baseado no princípio teórico do diagrama de pressão. Rocha propôs um motor com quatro tempos, divididos em: admissão, compressão, expansão, exaustão. Nos motores de quatro tempos, um ciclo de trabalho faz a árvore de manivela dar duas voltas. Para a árvore de manivela girar é preciso que o pistão se mova dentro do cilindro, movendo-se do Ponto Morto
Superior (PMS) até o Ponto Morto Inferior (PMI). Para a transmissão do movimento linear do pistão para o movimento rotativo da árvore de manivelas é utilizado uma biela. A seqüência do ciclo definido por Rochas é descrito a seguir:
Admissão: É caracterizado pelo movimento do pistão que vai do PMS para
PMI. Esse movimento com a válvula de admissão aberta e a válvula de exaustão fechada faz a mistura ar-combustível fluir para o interior do cilindro.
Compressão: Na compressão o pistão desloca-se do PMI para PMS. Com as válvulas fechadas a mistura ar-combustível é comprimida na câmera de combustão. Antes que o pistão chegue ao PMS é produzida uma centelha pelo sistema de ignição através de uma vela produzindo a queima da mistura e conseqüentemente, aumentando a pressão no interior do cilindro.
Expansão: Com a alta pressão no interior do cilindro, o pistão é deslocado do
PMS para o PMI. É nesse momento que a energia de