Praça
Renato Ribeiro Lima*
RESUMO:
Este Artigo visa o estudo da Praça Laviola, fazendo a análise de sua criação até sua situação atual, buscando quais os pontos foram positivos ou negativos durante seu desenvolvimento, através da observação dos equipamentos públicos, da cultura local, dos investimentos econômicos, os quais não foram suficientes para atender o potencial do município de Itapací.
PALAVRAS CHAVE: Laviola; Itapaci; Praça.
ABSTRACT:
This article aims to study the Square Laviola, making the analysis of its creation to its current situation, looking for the points which were positive or negative during its development, through observation of public facilities, local culture, economic investments, which do not were sufficient to meet the potential of the municipality of Itapaci.
KEYWORDS: Laviola; Itapaci; Square.
*estudante do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, ministrado na Universidade Paulista – UNIP CAMPUS FLAMBOYANT, 7º período, turno matutino.
INTRODUÇÃO
A praça pode ser definida, em geral, como um espaço público urbano, que seja livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus frequentadores.
Os séculos XIX e XX foram decisivos na história da evolução das praças, considerando que a antiga praça passou a ser ajardinada, equipada, pavimentada e tratada com esmero, de modo a abrigar todas as novas modalidades de vida urbana ali estruturadas.
Esse espaço, utilizado por civilizações de distintas maneiras, nunca deixou de exercer a sua mais importante função: a de integração e sociabilidade. A praça é um importante sistema de