praça
As decisões que as empresas tomam para definir os pontos de distribuição afetam as outras decisões da empresa e envolvem compromissos a longo prazo. Apesar de ser tão importante para as empresas, a distribuição ainda é um tema que pouco lembrado para algumas em relação aos demais P’s. Mas existem muitas empresas em que com uma boa administração conseguem uma boa distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial na hora da competitividade.
Existem duas formas de distribuição: A distribuição direta e Indireta.
Distribuição direta: Ocorre quando a empresa que produziu vende diretamente ao consumidor. Exemplo: algumas empresas utilizam-se das chamadas “lojas da fábrica”, nas quais fabricantes de produtos vendem diretamente aos consumidores. Também pode-se citar os prestadores de serviços, os quais executam, eles mesmos, o serviço para o consumidor, como os dentistas e os cabeleireiros
Distribuição Indireta: Ocorre quando o produto ou serviço utiliza-se de distribuidores para levar o produto ou serviço até o consumidor. Exemplo: quase a totalidade dos produtos encontrados nos supermercados não é fabricada por eles. Os supermercados são intermediários entre o fabricante e o consumidor final.