Praça tubal vilela
A sucessão dos acontecimentos nos levam ao ano de 1945 e ao fim do governo de Vargas, quando a praça volta a se chamar praça da República. No ano de 1958 a praça recebeu o nome de Praça Tubal Vilela, em homenagem a um ex-prefeito de Uberlândia.
Em janeiro de 1959, o prefeito Geraldo Ladeira levantou problemas referentes à remodelação urbana e convidou o arquiteto João Jorge Coury para trabalhar na remodelação da Praça Tubal Vilela. Neste projeto, ele teve como colaboradores o arquiteto Ivan Rodrigues Cupertino, os irmãos engenheiros Rodolfo e Roberto Ochôa e Sebastião da Silva Almeida. Entre o desenvolvimento do projeto e a construção da praça, executada pelo próprio escritório de João Jorge Coury e Rodolfo Ochôa, foram dois anos de trabalho.
A praça foi inaugurada no aniversário da cidade, em 31 de agosto de 1962 (figura 2). Várias modificações em seu projeto original foram realizadas desde então, entretanto, a praça nunca deixou de ser o "cartão-postal" da cidade de Uberlândia e, além de ser espaço urbano de lazer e convivência, tem sido também ao longo dos anos palco para múltiplas manifestações políticas e