Planejamento Urbano
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
IMPACTOS GERADOS PELA FALTA DE PLANEJAMENTO DE TRÁFEGO NA PRAÇA TUBAL VILELA
Disciplina: Planejamento Urbano
Professor: Djane Araújo Inácio da Cunha
Alunos: Daniela Ramos Rabelo – RA: 5116553
Jordana Louise Santos Oliveira – RA: 5116015
Patrícia Dias Pereira de Almeida – RA: 5120891
Turma: 11
UBERLÂNDIA
2013
Atualmente, verificamos o impacto gerado em vários setores devido ao crescimento populacional e a falta de planejamento urbano por parte dos governantes de forma que atenda a população e garanta o direito de cidadania. O plano diretor que deveria ser elaborado a partir de estudos e diagnósticos dos problemas locais geralmente não é feito e seguido a risca, logo as necessidades provindas do aumento da população gera um crescimento desregrado.
Isso torna um futuro planejamento mais difícil e interfere na qualidade de vida e segurança dos habitantes. Além de problemas na saúde, saneamento, educação, lazer e transporte público, outro pouco mencionado é o transito, principalmente nas áreas de maior movimentação comercial, gerado vezes pela falta de capacitação do profissional responsável em organizar e planejar as vias, vezes pela falta de educação no transito da própria população.
Na cidade de Uberlândia, é evidente a situação quase caótica no centro da cidade, movida por um conjunto de fatores que interferem negativamente na qualidade do trânsito e que serão abordados ao longo deste artigo. Para estudo de caso, serão estudadas as ruas no entorno da Praça Tubal Vilela, local de maior demanda de veículos e pedestres devido aos pontos comercias das avenidas Afonso Pena, Floriano Peixoto, ruas Olegário Maciel e Duque de Caxias.
Objetiva-se, portanto, citar os problemas assim como as conseqüências geradas e o efeito na população que trafega neste local, através de um estudo das técnicas de tratamento viário, transito e transporte.