Formulação da Estratégia
Gestão Estratégica = análise da estratégia + formulação da estratégia + implementação da estratégia.
A formulação da estratégia se divide em três níveis: funcional, negócio e corporativa. Essa divisão deve-se ao fato da composição da empresa, que é dividida por negócios, os quais são compostos por funções.
Nível Corporativo:
Sob responsabilidade da alta administração, donos, acionistas e dos dirigentes corporativos.
O escopo baseia-se em três escolhas cruciais: integração dos negócios, diversificação e expansão/encolhimento.
Integração: a estratégia de integração é caracterizada quando o negócio da empresa depende da cadeia de suprimentos que a alimenta e dos mercados que atende. De forma contrária, tem-se a estratégia de não-integração.
Integração a Montante: a empresa buscará estabelecer estratégias considerando a cadeia de suprimentos que alimenta o negócio da empresa, desenvolvendo, por exemplo, seus fornecedores. Ex.: Banco Santander com a GetNet (administradora de cartões)
Integração a Jusante: a empresa buscará estabelecer estratégias considerando os mercados que atende, desenvolvendo, por exemplo, uma parceria com seus clientes. Ex.:
Diversificação: considera o percentual da receita proveniente do(s) negócio(s) da empresa.
Diversificação Limitada: possui um negócio dominante, cuja receita principal nutre 75% a 95% do capital da empresa.
Diversificação Relacionada: a empresa possui mais de um negócio e eles possuem ligação entre si. Menos de 50% da receita da empresa é proveniente de um mesmo negócio.
Relacionada Restrita: os negócios da empresa compartilham fortes ligações entre si.
Relacionada Ligada: os negócios da empresa compartilham relações menos fortes entre si.
Diversificação não relacionada: a receita da empresa possui concentração indefinida de negócios, embora haja predominância de um. Os demais negócios não têm ligações ou atributos comuns.
Expansão/Encolhimento dos Negócios: a empresa deve