Conceito de departamentalização
A especialização na organização pode dar-se em dois sentidos:
A primeira é vertical, ocorre quando há necessidade do aumento da qualidade de supervisão acrescendo níveis hierárquicos na estrutura organizacional denominada de processo escalar.
A segunda é horizontal ocorre quando há necessidade de aumentar a pericia, a eficiência e melhor qualidade de trabalho, se faz a custa de um maior numero de órgãos especializados é denominada de processo funcional e é conhecida pelo nome departamentalização, pela tendência de criar departamentos.
Departamento é uma divisão de uma empresa sobre a qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades especificas, o termo é empregado com um significado aproximativo: pode ser um departamento ou uma divisão, seção unidade organizacional ou setor.
Em algumas organizações a terminologia departamental é seria e indica hierarquia, em outras a terminologia é casual. A empresa necessita de coordenação a partir do momento em que ocorre a especialização do trabalho. As funções devem ser designadas a unidades na base da homogeneidade com objetivo de alcançar operações eficientes e econômicas sendo assim o principio da homogeneidade deve reger a departamentalização ou agrupamentos de atividades é o principio da homogeneidade.
Tipos de departamentalização
A departamentalização é um meio para ter homogeneidade de tarefas em cada órgão, isso é possível quando se reúnem, todos aqueles que estão executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo. Os principais tipos de departamentalização são:
1°Por funções
Denominada departamentalização funcional consiste em agrupar as atividades e tarefas com as funções principais da organização.
Se analisarmos qualquer empreendimento notará que sempre haverá uma utilidade dentro de uma economia de troca, e as funções de uma empresa é produção, venda e financiamento, agrupar as funções semelhantes é algo lógico (divisão do trabalho).
Entretanto, esse tipo