Conceito de departamentalização
Para os autores clássicos, a especialização na organização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização vertical se faz à custa de um aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando. A especialização vertical caracteriza-se sempre pelo crescimento vertical do organograma, isto é, pelo aumento do número de níveis hierárquicos. Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimentos. A especialização horizontal se faz à custa de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. É mais conhecida pelo nome de departamentalização, pela sua tendência incrível de criar departamentos.
DICAS
Especialização vertical e horizontal
Raramente ocorre a especialização vertical sem que ocorra também a especialização horizontal e vice-versa. Ambas se completam e dificilmente andam separadas. Ambas, a especialização vertical e. Ambas, a especialização vertical e vertical, constituem diferentes formas de divisão do trabalho: a especialização do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade é uma divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diversos tipos de tarefa executadas pelos órgãos.
A departamentalização ocorre em qualquer nível hierárquico da organização, Ela é um meio pelo qual se atribuem e se agrupam atividades diferentes por meio da especialização dos órgãos, a fim de se obter