Howard gardner
Grupo: Sara, Ana Carvalhaes, Melanie, Bruna, Cenir e Maurício. Turma: 3002 CN
Seminário sobre Howard Gardner
“As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de uma vida numa cultura e numa era dada.”
H. Gardner
Biografia:
Howard Gardner (Scranton, Pennsylvania, 11 de julho de 1943) é um psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation. Em 2011 foi galardoado com o prêmio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais. Ele é professor de Cognição e Educação na Universidade de Harvard, professor adjunto de neurologia na Universidade de Boston.
A teoria:
A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos um desempenho, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a ideia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência. Ele define a inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Gardner cataloga sete inteligências: lógico-matemática, linguística, musical, corporal-sinestésica, espacial, interpessoal e intrapessoal.
As inteligências
Inteligência lógico-matemático- é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade de raciocínio científico. Envolve a capacidade de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos (como números e formas geométricas), manejar habilmente longas cadeias de raciocínio, elaborar perguntas que ninguém fez, conceber problemas e levá-los a diante.. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas.
Inteligência linguística- Consiste na capacidade do ser humano em