Entorno área centrar Uberlândia MG
ARQUITETURA E URBANISMO
RAFAELA RODRIGUES CARVALHO
THAYNÁ HAUPKA COSTA
TRABALHO DE DESENHO AMBIENTAL
Leitura da paisagem da área central de Uberlândia
UBERLÂNDIA
24 /09/2014
INTRODUÇAO
Trabalho desenvolvido durante os meses de agosto e setembro sobre a área central de Uberlandia. Foram envolvidos os bairros: Centro, Labice e Fundinho, no intuito de apontar os principais problemas, os pontos fortes e as potencialidades desses locais. Assim, após essa nova percepção, será possível a realização do projeto interdisciplinar localizado entre as ruas Augusto Cesar e Mercedes Brasileiro no bairro Fundinho.
MORFOLOGIA
A área demarcada apresenta morfologia variada, apresentando terrenos tanto planos quanto inclinados. Percebe-se dentre a região mais próxima a Praça Tubal Vilela, incluindo as ruas Floriano Peixoto, Afonso Pena e Cesário Alvim, que essas possuem terreno mais plano, se caracterizando como topo de um morro. Assim, as ruas ao seu redor possuem a inclinação do corpo do morro, subindo ou descendo. Dentre elas, as principais são: R. Olegário Maciel, R. Dr. Lacerda, R. Tobias Inácio, R. Goiás e R. Duque de Caxias. Dessa maneira, conclui-se que a topografia dessa área é caracterizada como uma colina, abrangendo diversas ruas de diferentes formas.
ESTRUTURA VIÁRIA
Por se tratar de uma região de morro, as vias tiveram que ser construídas seguindo a morfologia dessa área. Assim, as ruas da região próxima ao centro, se apresentam mais planas, sendo também mais retilíneas quanto as suas direções. Já as vias que se adequaram ao terreno, possuem grande inclinação, caracterizando grandes subidas/descidas, principalmente as que se localizam nos bairros Fundinho e Labice, não sendo totalmente retilíneas; no entanto, as vias voltadas para a Av. Getúlio Vargas se apresentam com uma inclinação mais leve.
’